20º Pangaré – 1ª e 2ª etapas – Pit Stop e Granja Viana – 31.01.2009 e 07.02.2009

 Tranqüilidade e Tempestade

Se a corrida do Pit Stop foi marcada pela tranqüilidade em termos de condições climáticas, na da Granja Viana São Pedro devia estar descontente com a humanidade. A escala ascendente seria mais ou menos esta: “garoa, chuvisco, chuva, temporal, Granja Viana”. Os trechos da pista que estavam alagados cobririam os pneus e os chassis dos Karts e conseqüentemente os traseiros dos pilotos. Isto aconteceu assim que terminou a corrida do grupo 2, faltando as corridas dos grupos 3 e 4. Assim, resolvemos esperar um pouco para ver se as condições de pista melhorariam. Mas após mais de uma hora, e nada da chuva ceder, a maioria decidiu por repor a corrida em outro dia. Quer registrar os agradecimentos a São Pedro pelo tempo bonito no dia das corridas no Pit Stop e à administração da Granja Viana pela ajuda na reposição das corridas em 15.03.2009. 

 

Grupo 1

Pit Stop

Para os pilotos, início de temporada significa esperança renovada e para o público, o início de temporada significa curiosidade quanto ao desempenho dos pilotos “promovidos”. Estes pilotos não fizeram feio. Com a vitória de Rodrigo Mange, o 3º lugar de Marcelo Yassuo e os 5º lugares de Antonio Plá e Edson Soares, eles deixaram muitos veteranos para trás e mostraram o quão difícil será a conquista de bons resultados nesta temporada.

Mas os veteranos não tão veteranos, ou seja, os pilotos que haviam sido promovidos na temporada anterior também não facilitaram as coisas para os outros. Ricardo Torres venceu, André Campos chegou em 2º e Walter Torres em 3º. Assim, o único piloto com mais de duas temporadas no grupo 1 a subir ao pódio foi Tony Vitor, com a 2ª colocação.

Granja Viana

Aqui valeu muito a experiência. Dos dez primeiros colocados, seis são veteranos. A começar pelos dois primeiros colocados, Alberto Costoya e Miguel Castro. Eles imprimiram um ritmo fortíssimo desde as primeiras voltas e continuaram brigando entre si  até o final. Entre si, porque os outros não conseguiram acompanhá-los, tendo que se contentar com brigas pelas posições restantes. Mas isto não quer dizer que a corrida foi morna. Antonio Plá, Fernando Jorge e Alexandre Almeida lutaram muito, com muitas ultrapassagens. No fim, Plá levou a melhor e os outros dois citados chegaram juntos. No olhômetro, uns achavam que tinha sido Fernando, outros viram Almeida cruzar na frente. Assim, só mesmo o sensor eletrônico para nos dizer a verdade. Fernando chegou 3 milésimos de segundo à frente.

 

Grupo 2

Pit Stop

No grupo 2 os promovidos não são os únicos novatos. Há também os desafortunados que foram rebaixados, vindos do grupo 1. E as corridas mostraram que os novatos, apesar de estarem em número inferior (seis equipes de treze), dominaram o grupo. Os irmãos Roberto e Renato Citrini venceram suas corridas, enquanto Celso Ovalle e Eduard Schardijn chegaram em 2º. Sérgio Vitor e Jorge Ribeiro, por terem chegado em 3º, se tornaram os únicos veteranos a subirem ao pódio.

Granja Viana

Também na Granja os novatos fizeram a festa. Dos oito primeiros, só um era veterano. Márcio Soranz (rebaixado) venceu de ponta a ponta. Danilo Camarinha (promovido) andou muito tempo em 3º, mas conseguiu superar Christiano Moreno (veterano) na última volta. Na verdade, Moreno perdeu quatro posições na última volta, por ter rodado. Era a chuva mostrando que queria influenciar a definição da corrida. Celso Ovalle (promovido) andou muito tempo em 6º, mas conseguiu superar três adversários na volta chuvosa e terminou em 3º. Eduard Schardijn e Jens Holderer (ambos rebaixados) andaram juntos boa parte da corrida e terminaram em 4º e 5º.

Curiosidade

Note na classificação que os três promovidos estão nas primeiras posições (1º, 3º e 4º), tendo a companhia de um rebaixado em 2º lugar.

 

Grupo 3

Pit Stop

Parece que esta corrida foi a corrida dos novatos. Também neste grupo os promovidos fizeram a festa, com uma vitória (Luiz Fernando Nunes), um 2º lugar (Marcelo Nunes), um 3º (Rogério Migani), dois 4º (Lusca Martins e Edu Zorzeto) e um 5º (André Souza). Já entre os rebaixados, destaque para Hélio Bassi, que venceu sua prova. Na verdade ele não foi rebaixado, mas resolveu trocar de equipe correndo agora com seu filho Guilherme. O único veterano a subir ao pódio acabou sendo Rafael Ortega.

Verifique a classificação. Este grupo, assim como o grupo 4, está com o resultado apenas da primeira corrida, pois não foi possível realizar a prova na Granja Viana, devido ao mau tempo.

 

Grupo 4

Pit Stop

Aqui o termo “novato” ganha novas dimensões, pois os novatos daqui são novatos não só de grupo, mas também de Pangaré. Aqui houve equilíbrio entre veteranos e novatos. Leonardo Prjevussky (segundo consta, o nome se escreve assim mesmo) protagonizou um belo duelo com Iure Gomes. Em determinado momento, Iure perdeu o ponto de freada, bateu em Leonardo e o fez barrigar a curva. Assim, Iure ganhou a posição, mas pensou melhor durante a próxima volta e devolveu a ponta a Leonardo. São atitudes como esta que nos fazem lembrar que corridas não são batalhas, e que queremos continuar amigos após a bandeirada. Mereceram as duas primeiras duas posições na corrida. Breno Vidal completou o pódio nesta bateria. Na outra bateria, Rubens Linhares e Caio Pinho dominaram a corrida, e subiram ao pódio acompanhados por Alexandre Miranda.

 

Quem somos

Desta vez, a coluna deveria se chamar “o que achamos”, já que a pergunta foi sobre quem achamos que será campeão nesta temporada. Cada um votou no seu próprio grupo. Os mais votados foram (em ordem alfabética):

Grupo 1: Irmãos Rocha, RW Racing, Saudade de Casa e Sorocaba Motors

Grupo 2: Domani, Laranja Mecânica, Muchachos e Octane

Grupo 3: Braço Duro, Lixo´s e Nôno

Grupo 4: Cabrera, Pocotó, Rojão, Toleman e Velozes & Furiosos

Entre os pilotos (em ordem alfabética):

Grupo 1: Alberto Costoya, Alexandre Almeida, André Campos e Felipe Conrado

Grupo 2: Akira Fukamachi, Eduard Schardijn, Eduardo Tenan, Jens Holderer e Márcio Soranz

Grupo 3: Fábio Ferreira, Guilherme Bassi e Henrique Komossa

Grupo 4: Caio Pinho, Clécio Silva, Gabriel Roman, Giovanni Bernardo e Lucinei Oliveira

Seu nome está na lista? Parabéns, os outros Pangarés o vêem como um forte adversário.

Seu nome não está na lista? Mostre sua habilidade e esteja no pódio dos melhores do 20º Pangaré, daqui a cinco meses.

 

 

TURMA DO AMENDOIM

Edição 8

 

Sabe aquela galerinha que fica atrás do banco de reservas em estádio de futebol, só reclamando de tudo e pegando no pé do técnico?

No Pangaré é um pouco diferente. Enquanto alguns estão suando na pista, os demais pilotos, amigos e familiares ficam no alambrado, assistindo às corridas e/ou falando de assuntos diversos. Às vezes reclamando, mas quase sempre falando de alguma coisa engraçada.

Esta coluna relata alguns desses assuntos que deram o que falar durante cada prova do Pangaré.

 

Vem aí o carnaval, que tem tudo a ver com o Pangaré.

Começa porque todo mundo quer ter uma bateria nota 10.

E qual pangaré nunca se sentiu num carro alegórico, daqueles que só andam quando alguém empurra?

Quando os pneus estão gastos, você dança o tempo todo na pista que nem folião ou sai esbarrando em tudo que nem bêbado?

Nas duas situações todo mundo usa um uniforme colorido e apetrechos meio espalhafatosos que não usa pra mais nada o ano inteiro.

Ambos tem um ritmo bem definido. Se for muito devagar é penalizado com a perda de pontos. Se for muito rápido... bom, nesse caso é melhor conferir, porque não deve ser Pangaré.

Ensaia o ano todo e mesmo assim quando chega na hora da decisão faz bobagem e acaba perdendo pontos valiosos...

E, para não faltar o serviço de utilidade pública desta coluna: seja porque o parceiro é promíscuo ou porque ele vai f... com o resultado da equipe, USE SEMPRE CAMISINHA!

 

Texto por Denis Nascimento e Jens Holderer

 

 Veja textos anteriores

Confira a classificação do campeonato

 

Calendário do vigésimo campeonato Pangaré

 

Data

Dia

Pista

Grupo 1

Grupo 2

Grupo 3

Grupo 4

31/01/2009

Sab

Pit Stop

15:00 / 16:00

15:30 / 16:30

17:00 / 18:00

17:30 / 18:30

07/02/2009

Sab

Granja Viana

16:00

16:30

17:00

17:30

15/03/2009

Dom

Granja Viana

13:00

13:30

12:00 e 14:00

12:30 e 14:30

04/04/2009

Sab

Speed Hunters

15:00 / 16:00

15:30 / 16:30

17:00 / 18:00

17:30 / 18:30

30/05/2009

Sab

ABC Kart

16:00 / 17:00

16:30 / 17:30

18:00 / 19:00

18:30 / 19:30

28/06/2009

Dom

Granja Viana

13:00

13:30

14:00

14:30

 

 

04/07/2009

Sab

GP dos Campeões

19:30