21º Pangaré – 3ª etapa – Speed Hunters – 12.09.2009

 

Igualdade de Condições para Pilotos que Compareceram em Massa

 

Quero começar este texto agradecendo o cuidado na preparação dos Karts por parte da administração da pista. Eles estavam em condições muito próximas da igualdade. Isto fez com que não tenha havido nenhum Kart vencedor e nenhum Kart perdedor, daqueles que antes mesmo de entrar na pista, o piloto já sabe o que vai acontecer. A maior parte dos resultados se deveu ao binômio posição de largada x habilidade do piloto. Assim, em vez de escrever que este ou aquele Kart venceu ou perdeu as corridas, eu preparei uma pequena estatística partindo das posições de largada em comparação com as posições de chegada. Quatro (em oito) vencedores haviam saída da pole position; seis pilotos (em oito) que saíram em terceiro lugar chegaram entre segundo e quinto; oito pilotos (de um total de 24) que largaram nas três últimas posições chegaram nas três últimas posições.

E quero agradecer aos pilotos, que compareceram em massa, tendo feito duas corridas com o grid totalmente cheio. O maior número de faltas numa bateria foi de dois pilotos. Num hipotético campeonato de presença, o grupo 1 está levando a melhor, com apenas 4 faltas em 78 participações. Depois vêm o grupo 3 com 7 faltas, grupo 2 com 8 e grupo 4 com 12 faltas.

 

 

Grupo 1

 

Na corrida A, inicialmente Edson Soares parecia que faturaria a corrrida. Mas do meio para a frente, Fabiano Costa e Jens Holderer, àquela hora em segundo e terceiro, começaram a baixar mais e mais o tempo das voltas. Passaram por Edson e ficaram com as duas primeiras colocações e com as duas melhores voltas da corrida. Na última volta, Alexandre Lacava ainda superou Edson, roubando-lhe o último lugar do pódio.

Não que a corrida de Antonio Plá na B tenha sido fácil, mas em momento algum ele chegou a ser ameaçado. Largou da pole e liderou de ponta a ponta. Ednei Sarri e Tony Vitor bem que tentaram, mas não conseguiram segurar André Tristão, em mais um dia inspirado. Final: Plá, André, Ednei e Tony.

 

Com este resultado, entre as equipes, já considerando o descarte, Tristão Racing, Irmãos Rocha e Schnecke estão na frente. E Fauwebe, Fast Friends e RW Racing estariam rebaixados, se o campeonato terminasse agora. Seria a maldição do Campeão da temporada anterior ser rebaixado? Já aconteceu com a Sorocaba Motors e a RW não está tendo sorte...

Mas nada está definido, entre a 3ª e a 11ª equipe, há apenas 36 pontos.

Por enquanto o troféu Acelera Parceiro ficaria com Fabiano Costa. Giulliano Decicino, acelera!

Classificação:

Pos Piloto Equipe Ptos
1 Fabiano Costa Des-kart-áveis  161
2 Miguel Castro Irmãos Rocha 140
3 Felipe Conrado  GeroFick  138
4 Luiz Tristão Tristão Racing 136
5 André Tristão Tristão Racing 135
6 Alexandre Almeida Fauwebe  134
7 Erico Mosca Irmãos Rocha 133
7 Jens Holderer Laranja  Mecânica 133
9 Ricardo Hanks Saudade  de Casa 130
10 Antonio Plá Schnecke  125
11 Alexandre Lacava Horse Car  123
12 Ednei Sarri Muchachos  120
13 Renato Citrini Citrini Racing Team 118
14 Roberto Citrini Citrini Racing Team 113
15 Ricardo Torres RW Racing  110
16 Edson Soares Schnecke  106
17 Alberto Costoya Saudade  de Casa 104
18 Danilo Camarinha Muchachos  103
19 Fernando Jorge Fast Friends  84
20 Rodrigo Mange Fast Friends  83
21 Tony Vitor Horse Car  82
22 Klaus Fickert  GeroFick  78
23 Walter Torres RW Racing  72
23 Humberto Focesi Fauwebe  72
25 Eduard Schardijn Laranja  Mecânica 67
26 Giulliano Decicino Des-kart-áveis  55
Pos Equipe Ptos
1 Irmãos Rocha 273
2 Tristão Racing 271
3 Saudade  de Casa 234
4 Schnecke 231
4 Citrini Racing Team 231
6 Muchachos 223
7 Des-kart-áveis 216
7 GeroFick 216
9 Fauwebe 206
10 Horse Car 205
11 Laranja  Mecânica 200
12 RW Racing 182
13 Fast Friends 167

 

 

Grupo 2

 

Antonio Henrique, seja bem vindo ao mundo Pangaré.

A corrida A mostrou um bom equilíbrio entre os competidores. Ninguém conseguiu se esquivar de disputas diretas por posições. Apesar da pista travada, vimos várias ultrapassagens, nos mais diversos pontos da pista. No fim, Fábio Gonçalves levou a melhor sobre Marcel Karasawa e Alexandre Pessutti e foi nesta ordem que eles subiram ao pódio.

A corrida B foi a quarta corrida do dia. Até então ninguém havia tomado advertência e tudo parecia bem calmo. Mas ainda seriam aplicadas 13 advertências, quatro delas nesta prova. Akira Fukamachi havia largado na segunda posição e estava determinado a defender esta posição até o final. Enquanto ele defendia, Marcelo Yassuo, o pole, disparou na frente, não tomou conhecimento dos demais e venceu com meia volta de vantagem sobre o segundo colocado. Mas vamos voltar ao pelotão. Depois de várias tentativas, alguns pilotos conseguiram ultrapassar Akira, que acabou caindo para trás. Mas nem por isto surgiram diferenças significativas entre os participantes. No fim, a diferença entre o segundo e o décimo colocados era de apenas 14 segundos. Rubens Linhan e Aaron Carmona acabaram obtendo um lugar ao sol, digo, no pódio.

 

No momento a classificação, já com o descarte do pior resultado, traz Sorocaba Motors, Sangue Nozóio e Doganos nas primeiras posições.

E o troféu Acelera Parceiro iria para Fábio Gonçalves. Portanto, Akira Fukamachi, acelera !! No mês passado, sugeri ao Marcelo Yassuo acelerar e vejam no texto o que ele aprontou.

Classificação:

Pos Piloto Equipe Ptos
1 Alexandre Pessutti Sorocaba Motors 177
2 Fábio Gonçalves Galo de Ouro  147
3 Carlos Ferreira Doganos Racing 145
4 Maurício de Lima Sorocaba Motors 142
5 Fabio Parra Sangue Nozóio 136
6 Sérgio Vitor Sangue Nozóio 134
7 Eduardo Tenan Sentopé ia  124
7 Fabio Gomes Impossível?  124
9 Thiago Moura ChubbChubbs  123
10 Celso Ovalle Equi¶lantras  120
11 Marcel Karasawa EMD Team  119
12 Marcelo Yassuo ChubbChubbs  117
13 Iure Gomes Doganos Racing 108
14 Lusca Martins Martins Team 102
15 Denis Nascimento Impossível?  100
16 Cadu Martins  Martins Team 96
17 Rubens Linhan EMD Team  90
18 Lupércio Tenan Sentopé ia  86
19 Akira Fukamachi Galo de Ouro  82
20 Fabio Ferreira Vigaristas  81
20 Aaron Carmona Vigaristas  81
22 Marcio Soranz Domani Scuderia 70
23 Marcelo Nunes Nuneskart  67
24 Osmar Freitas Equi¶lantras  65
24 Fernando Nunes Nuneskart  65
26 Antonio Henrique Domani Scuderia 50
Pos Equipe Ptos
1 Sorocaba Motors 319
2 Sangue Nozóio 270
3 Doganos Racing 253
4 ChubbChubbs 240
5 Galo de Ouro 229
6 Impossível? 224
7 Sentopé ia 210
8 EMD Team 209
9 Martins Team 198
10 Equi¶lantras 185
11 Vigaristas 162
12 Nuneskart 132
13 Domani Scuderia 120

 

 

Grupo 3

 

Antes de mais nada, bem vindos ao Pangaré, Eduardo Favilla e Leonardo Ramos. Mas não precisavam exagerar. Os dois fizeram a melhor volta, cada um na sua corrrida. Eduardo ainda fez a melhor volta do dia e venceu com a maior diferença para o segundo colocado, tendo largado em último.

“O” acontecimento da corrida A já está no parágrafo acima. Eduardo Favilla fez o que todo piloto sonha em fazer. Vamos ficar de olho nele nas próximas corridas. O que resta dizer é que Christiano Moreno, Leonardo Prejê e Diogo Fukamachi foram os únicos a não tomar volta do vencedor. Chegaram nesta ordem, em 2º, 3º e 4º colocados.

Já na corrida B Leandro Braghin fez o que Akira Fukamachi tentou fazer. Largou em primeiro e segurou todo mundo durante as 39 voltas - haja nervos. Assim, o quarto colocado chegou a menos de 1 segundo de diferença do vencedor. Luís Pimentel, Vitor Petta e Márcio Puccio são os que tentaram passar Leandro em vão e chegaram nesta ordem. Sylas Lopes e Jayro Duque também estavam na briga, mas também não conseguiram.

 

O resultado acumulado, já com o descarte, mostra Nôno Racer, Fukateam e Octane nas primeiras colocações.

O troféu Acelera Parceiro ficaria com Nelson Sarpi, já que Jayro Duque não pôde comparecer nas duas primeiras provas, por estar doente. Portanto, Jayro, torcemos pela pronta recuperação e depois disto, acelera!! Já voltou e já acelerou. 

Classificação:

Pos Piloto Equipe Ptos
1 Bruno Luchetti Nôno Racer  189
2 Leandro Braghin Nôno Racer  160
3 Christiano Moreno Octane  151
4 Diogo Fukamachi Fukateam  146
5 Marcio Puccio Fukateam  138
6 Nelson Sarpi Braço Duro Racing 136
7 Leonardo Prjevussky QWERTY  128
8 Reinaldo Serdas The Fastest   120
8 Rogério Migani 100Freio Racing 120
10 Vicente Akamine KART ÁS   119
11 Luis Pimentel KART ÁS   117
12 Erich Lenzi Octane  114
13 Sylas Lopes The Fastest   112
14 Alcino Bandeira  100Freio Racing 105
15 Edu Zorzeto Jr NGBL RT  96
16 Fabio Petta Petta Racing  92
17 André Souza NGBL RT  84
18 Roberto Correa Despinguelados  83
19 Vitor Petta Petta Racing  81
20 João Ohanes Pocotó  74
21 Winston Iwauchi  Despinguelados  67
22 Gabriel Roman Pocotó  58
23 Eduardo Favilla TAKT  53
24 Rafael Camin QWERTY  49
25 Jayro Duque Braço Duro Racing 41
26 Leonardo Ramos TAKT  29
Pos Equipe Ptos
1 Nôno Racer 349
2 Fukateam 284
3 Octane 265
4 KART ÁS  236
5 The Fastest  232
6 100Freio Racing 225
7 NGBL RT 180
8 Braço Duro Racing 177
8 QWERTY 177
10 Petta Racing 173
11 Despinguelados 150
12 Pocotó 132
13 TAKT 82

 

Grupo 4

 

Também neste grupo vamos dar as boas vindas a novos Pangarés. Guilherme Duarte, Marcelo Shiraishi e Enzo Yonamine.

Este grupo continua mostrando grandes diferenças de rendimento entre os pilotos. Talvez isto nunca mude, porque em geral, é por aqui que entra a maioria dos novatos. Então se os outros são mais rápidos do que você, deixe o tempo jogar a seu favor, tente aprender com eles e seja um campeão no futuro. O segrdo, a princípio, é só treino.

Na corrida A Anderson Paes foi mais um vencedor que largou na pole position. Fez tudo direitinho e faturou a vitória. Caio Pinho largou em terceiro, superou o segundo colocado e tentou alcançar Anderson. Os dois fizeram suas melhores voltas rigorosamente iguais, mas mal se viram na pista, tal a distância entre eles. Mas segundo lugar é segundo lugar e Caio o conseguiu por merecer. Hélio Bassi mostrou mais uma vez que está afim de receber um troféu nesta temporada, saiu lá do fundão, superou os adversários e chegou em terceiro.

A corrida B foi muito disputada. Pelo menos cinco pilotos se revezaram nas primerias posições. No fim Davi Gomes, Heliton Costa. Guilherme Bassi, Miro Teixeira e Ítalo Gusmão chegaram nesta ordem, separados por míseros quatro segundos.

 

Entre as equipes, Velozes & Furiosos, Bassi e A Culpa é do TI estão na frente.

Valdemar Júnior colocaria o troféu Acelera Parceiro na estante, se o campeonato terminasse hoje. Portanto, Miro Teixeira, acelera!!

Classificação:

Pos Piloto Equipe Ptos
1 Helio Bassi Bassi Racing 165
2 Italo Gusmão Velozes e Furiosos 161
3 Anderson Paes A Culpa é do T.I. 157
4 Valdemar Junior Os Compadres 156
5 Lucinei Oliveira Velozes e Furiosos 151
6 Davi Gomes A Culpa é do T.I. 149
7 Guilherme Bassi Bassi Racing 144
8 Caio Pinho Cabrera Motorsports 133
9 Wellington Menezes Caixa Azul 111
10 Miro Teixeira Os Compadres 107
11 Leandro Bianchini Ockini Karting  106
12 Eduardo Zorzeto Fat Racing  98
13 Heliton Costa Street Racers 97
14 Arthur Bastianon Street Racers 95
15 Raphael Lozano Os Rojão  87
15 Augusto Racanelli Fat Racing  87
17 Fábio Noffs Gallop  83
18 Giovanni Bernardo Os Rojão  70
19 Valdir Anderson Rateria VW  59
20 Alexandre Kansba Ockini Karting  55
21 Marco Gomes Rateria VW  54
22 Edson Brito Gallop  45
23 Enzo Yonamine GD-V Racing Team 33
24 Guilherme Duarte Cabrera Motorsports 29
25 Tiago Cidre Caixa Azul 28
26 Marcelo Shiraishi GD-V Racing Team 13
Pos Equipe Ptos
1 Velozes e Furiosos 312
2 Bassi Racing 309
3 A Culpa é do T.I. 306
4 Os Compadres 263
5 Street Racers 192
6 Fat Racing 185
7 Cabrera Motorsports 162
8 Ockini Karting 161
9 Os Rojão 157
10 Caixa Azul 139
11 Gallop 128
12 Rateria VW 113
13 GD-V Racing Team 46

 

 

Quem somos

 

A entrevista do mês mostra a dupla campeã do Grupo 3 da temporada anterior: Nunes Kart. Quem são e o que pensam os irmãos Luiz Fernando e Marcelo Nunes?

 

 

A- Kart

1- há quanto tempo vocês andam de Kart?

Há um ano e meio. Começamos no Pangaré!

2- há quanto tempo vocês estão no Pangaré?

Há um ano e meio.

3- de onde vem / o que significa o nome da sua equipe? 

Sobrenome da Família.

4- como vocês se tornaram Pangarés?

Após tomarmos conhecimento através da equipe “Vigaristas”.

5- qual foi o melhor resultado na carreira (Pangaré)?

Campeões do Grupo 3. Junho/2009

6- quais suas expectativas para esta temporada Pangaré?

Não são as melhores. Perdemos a 1ª prova por motivo de saúde e estamos sentindo grande dificuldade para nos recuperar. É triste mas estamos lutando para não cair !!

7- existe um “primeiro” e um “segundo” piloto entre vocês?

Luiz Fernando: Eu  tenho dado um pouco mais de sorte nos circuitos menores. Porém, os dois pilotos têm um nível técnico bem parecido. O Marcelo costuma andar melhor em circuitos maiores, mas peca devido ao fato de não ser  tão arrojado quanto o Fernando nas tentativas de ultrapassagem.

Marcelo: Levando em consideração que sou 5 anos mais velho e tudo que ele sabe aprendeu comigo, falou bobagem. Não é questão de arrojo , eu tenho filho pra criar ele não!! A propósito no momento sou o 1º piloto.

8- o que diferencia o Pangaré dos outros campeonatos? – Na opinião da equipe NUNESKART, o clima familiar incentiva a disputa “SADIA”. O que é muito importante! Bastante respeito e competitividade entre os pilotos do Pangaré são outras importantes qualidades deste campeonato.

 

B- Pessoal

1- como vocês se conheceram?

Fomos apresentados em 82 quando o Luiz Fernando nasceu e o Marcelo já tinha 5 anos.

2- onde vocês moram (cidade / bairro)?

São Paulo - Vila Mariana.

3- em que empresa vocês trabalham?

Luiz Fernando: Eu trabalho na Engenharia da GM.

Marcelo: Trabalho em um escritório de arquitetura em São Paulo, Mcaa Arquitetos Associados

4- qual sua formação acadêmica?

Luiz Fernando: Eu me formei em Engenharia Mecânica na escola de engenharia Mauá em São Caetano.

Marcelo: Me formei em Arquitetura e Urbanismo na Universidade  Mackenzie em São Paulo.

5- se vocês não fossem Kartistas, o que seriam?

Luiz Fernando: Se Deus com uma “PITADINHA” de talento e nosso pai com o “Paitrocínio” tivessem nos ajudado, gostaríamos de ser pilotos de Fórmula 1 ou quem sabe da StockCar.

Marcelo: “Pitadinha” não bastaria né !!!  Sempre gostamos de Kart e Fórmula 1, porém antes da chegada dos “INDOORS” este esporte para nós era inviável.

6- as suas famílias vêm torcer?

Luiz Fernando: Normalmente quando estamos próximos de levar a taça para casa apenas. Mas sempre ligam para ver como fomos nas provas durante o semestre. A mãe liga para perguntar se “corremos devagar”...E o pai para ver se rolou alguma ultrapassagem arrojada. (da minha parte lógico)

Marcelo: De novo cara ?

7- algum comentário adicional?

Luiz Fernando: Gostaríamos de agradecer aos organizadores do Pangaré pela maneira como nos receberam e pela forma profissional que organizam essa competição. Obrigado, e nos vemos no grupo 1!!!

Marcelo: Com esse teu arrojo todo !! Em 2012 né !

 

 

 

Para completar este texto, vai uma informação sobre o JOIS (Jogos Olímpicos do Sesi), que ocorreu há algumas semanas. De um total de aproximadamente 60 pilotos participantes, havia 15 Pangarés. Estes representavam todos a mesma empresa (Volkswagen) e competiram com os outros 45 pilotos, mas principalmente entre si. Foram cinco provas eliminatórias onde sobreviviam apenas os dois primeiros. Em três delas havia dois ou mais Pangarés e eles tiveram que se eliminar mutuamente. Nas outras duas só havia um Pangaré em cada e estes dois também se classificaram. Assim, na prova final havia oito Pangarés. Estes se classificaram nas oito primeiras posições. Alguma dúvida quanto à qualidade da “escola de pilotagem Pangaré”, como costuma dizer o Antonio Plá? Por falar no Plá, foi ele mesmo que levou o título do Jois, seguido por Alexandre Almeida e Eduard Schardijn.

 

 

 

TURMA DO AMENDOIM

Edição 13 – Sorte ou azar?

 

Sabe aquela galerinha que fica atrás do banco de reservas em estádio de futebol, só reclamando de tudo e pegando no pé do técnico?

No Pangaré é um pouco diferente. Enquanto alguns estão suando na pista, os demais pilotos, amigos e familiares ficam no alambrado, assistindo às corridas e/ou falando de assuntos diversos. Às vezes reclamando, mas quase sempre falando de alguma coisa engraçada.

Esta coluna relata alguns desses assuntos que deram o que falar durante cada prova do Pangaré.

 

Sobrevivemos a 13 edições da Turma do Amendoim!

Vamos aproveitar o pretexto e falar um pouco sobre sorte e azar no Pangaré.

 

Sorte no Pangaré é quando:

- você pega o kart do dia no sorteio;

- o parceiro de equipe pega o outro kart do dia no sorteio;

- você pega no sorteio um kart tão bichado que quando vai pra pista os mecânicos avisam que não tem como correr nele. Aí, finalmente, você sorteia o kart do dia;

- você larga mal pra burro, somente pra ver todo mundo que te ultrapassou se enroscar na primeira curva;

- você pega o segundo melhor kart do dia no sorteio e, ao chegar na pista, descobre que o kart do dia (que outro piloto pegou) está quebrado;

- você dá uma errada na curva ou seu pé escapa do acelerador, mas de um jeito que atrapalha totalmente o traçado de quem estava te seguindo, pronto pra te ultrapassar na próxima freada;

- qualquer outra situação em que o kart do dia venha a ser sorteado por você ou seu companheiro de equipe.

 

Azar no Pangaré é quando:

- você não pega o kart do dia no sorteio;

- seu parceiro também não pega o kart do dia no sorteio;

- você faz uma excelente largada e ganha várias posições, só pra dividir a curva com um boi louco que vai te botar pra fora da pista;

- você pega o kart do dia no sorteio, mas ele quebra durante a corrida, garantindo apenas a pole-position na corrida seguinte;

- você chega na pista depois do sorteio e seu kart foi o último a voltar pros boxes na bateria anterior, cheio de grama e terra, com os pneus na lona e mais torto que chassis de opala batido;

- você pega o kart do dia no sorteio, mas ele quebra no treino e você acaba correndo com um kart bichado, preparado pelos mecânicos argentinos e vai garantir a pole-position na corrida seguinte;

- você pega o kart do dia no sorteio, ele não tem nenhum problema durante a corrida e você não se envolve em nenhum incidente, ficando assim totalmente sem desculpas para justificar porque chegou em último e vai largar na pole-position na corrida seguinte;

- qualquer outra situação que faça você descobrir ou relembrar o que é um kart preparado pelos mecânicos argentinos.

 

Texto por Denis Nascimento

 

 

Veja textos anteriores

Confira a classificação do campeonato


Calendário do vigésimo - primeiro campeonato Pangaré

Pista

Data

Grupo 1

Grupo 2

Grupo 3

Grupo 4

Pit-Stop

25/07/2009

15:00 / 16:00

15:30 / 16:30

17:00 / 18:00

17:30 / 18:30

Granja Viana

15/08/2009

16:00

16:30

17:00

17:30

Speed Hunters

12/09/2009

15:00 / 16:00

15:30 / 16:30

17:00 / 18:00

17:30 / 18:30

Granja Viana

17/10/2009

16:00

16:30

17:00

17:30

Planet Kart

14/11/2008

14:30 / 15:30

15:00 / 16:00

16:30 / 17:30

17:00 / 18:00

Granja Viana

28/11/2009

16:00

16:30

17:00

17:30