Festa de 10 anos do Pangaré - Inscrições abertas

Domingo dia 17 de Maio no Pit Stop.

A partir das 09h30min com corridas de kart e churrasco.

 

20º Pangaré – 2ª e 3ª etapas – Granja Viana – 15.03.2009

Céu de Brigadeiro

 

Desta vez São Pedro ajudou, o dia estava bonito, sem chuva, nem calor demais, nem frio demais. A administração da Granja também fez a parte dela, deixando os Karts em igualdade de condições, dentro do possível. Como são máquinas com muitas coisas para serem ajustados, é impossível deixar todos os Karts exatamente iguais. Só o sistema de cronometragem tentou nos pregar uma peça, invertendo algumas posições do grupo 4, mas conseguimos corrigir a tempo.

 

Grupo 1

Logo após a largada, André assumiu a primeira posição, mostrando que estava incomodado com a última posição na classificação entre os pilotos e entre as equipes. Ele só não resistiu aos ataques de André Campos e Maurício Lima. Com o terceiro lugar, André subiu 5 posições na classificação e junto com Luiz Tristão (4º) fez a equipe Tristão Racing subir para a 7ª posição. Maurício Lima, por sua vez, teve que correr por ele mesmo e pelo parceiro, que não pôde comparecer. O segundo lugar foi bom e levou-o da 23ª para a 8ª posição, mas entre as duplas, a sua equipe Sorocaba Motors caiu de 8º para 11º. E André Campos, com a vitória, pulou de 3º na classificação entre os pilotos para o 1º lugar. Impulsionou também sua equipe CPKA a subir de 10º para 6º.

Quem está no bico do corvo, mas ainda tem tudo para se recuperar são as equipes Sorocaba Motors, Des-Kart-áveis e ChubbChubbs.

E se o campeonato terminasse hoje, André Campos levaria o troféu Acelera Parceiro. Então Simone Tenan, acelera !

 

Grupo 2

Carlos Ferreira largou na 2ª posição, assumiu a liderança logo depois e não deu chance aos outros pilotos. Cruzou a linha de chegada 10 segundos à frente do 2º colocado. Com esta vitória, ele se catapultou da 23ª para a 9ª posição entre os pilotos. Ajudou também sua equipe Doganos a subir do incômodo 11º lugar para 7º. Fábio Gomes e Jens Holderer saíram lá do fundão (17º e 20º lugares, respectivamente), ultrapassaram quase todos e chegaram em 2º e 3º. Assim, Fábio subiu de 22º para 11º entre os pilotos e ajudou sua equipe Impossível? a melhorar da 10ª para a 6ª posição entre as equipes. E Jens, em sua arrancada para um lugar na corrida dos campeões, saiu da 8ª posição para a 4ª. E de quebra ajudou sua equipe Laranja Mecânica a assumir a liderança entre as equipes.

Ainda há tempo para The Fastest, Octane e Sentopé ia se salvarem do rebaixamento, mas no momento são eles que estão na zona da degola.

Ednei Sarri seria o piloto a levar o troféu Acelera Parceiro para casa, se o campeonato terminasse hoje. Portanto, Danilo Camarinha, acelera !

 

Grupo 3

Corrida de Reposição

O fato marcante nesta corrida foi a estréia da equipe Pocotó, dos pilotos Gabriel Roman e João Ohanes. Pelo novo regulamento, quando surge uma vaga nos grupo 1, 2 ou 3 no decorrer do campeonato, as equipes das categorias imediatamente abaixo são convidadas a assumirem o risco de uma promoção antecipada. Risco? Sim, porque a equipe promovida perde metade dos pontos até então obtidos. No momento eles estão 11º, a apenas 3 pontos do 10º colocado.

Rafael Ortega tinha chegado em 2º na prova anterior, então ele largou bem lá no fundão. Mas isto não o impediu de vencer esta corrida, com direito a melhor volta. Logo a seguir chegou a equipe Martins, com Cadu e Lusca, nesta ordem. Estes resultado projetaram os pilotos e suas equipes para degraus bem altos na corrida pela ascensão ao grupo 2.

 

Corrida da Vez

Parece que o grupo 3 estava carente de fatos marcantes. Não está mais. A volta de Miro Teixeira, após uma temporada inteira fora, foi marcada pelo capotamento de um Kart logo na primeira volta. Quem era o piloto capotado? Ele mesmo, Miro. A direção da prova agiu rápido e paralisou a corrida imediatamente. Nova largada e lá estava ele, no grid, esperando a bandeira verde. Infelizmente a corrida reservou apenas um 13º lugar nesta sua reestréia no Pangaré. Como de hábito, nem no capotamento houve quem tivesse se machucado. Apenas algumas manchas roxas pelo corpo.

Bruno Luchetti resolveu fazer algo inusitado. Largou na pole na primeira corrida, mas não venceu (chegou em 7º). Depois largou em 19º e venceu a prova. Esta Freud não explica (provavelmente porque na época não havia Karts).   Em 2º chegou Jayro Duque, com mais um resultado positivo nesta temporada, e já colocando a mão na taça que poucos querem, a do Acelera Parceiro. Em 3º chegou Leandro Braghin, parceiro de Bruno na equipe Nôno Racer. Estes resultados ajudaram os pilotos e suas equipes no campeonato.

 

Como ficou a Tabela

A equipe Maximus, de Rafael Ortega assumiu a liderança, seguida de perto pelo Martins Team, de Lusca e Cadu. Nôno Racer, de Bruno Luchetti e Leandro Braghin saltou da 13ª para a 4ª posição, empatada com Braço Duro, de Jayro Duque. Entre os pilotos, todos os acima citados melhoraram suas posições no campeonato, com destaque para Rafael Ortega (de 3º para 1º), Jayro Duque (de 11º para 2º) e Bruno Luchetti (de 21º para 4º), empatado com Lusca Martins (subiu de 7º para 4º).

No momento os candidatos ao rebaixamento são Bassi, Pocotó e Kart Ás, mas nada está decidido.

 

Grupo 4

 

Corrida de Reposição

Duas equipes (Street Racers e VicenTeam) e três pilotos (Leonardo Forcinetti, Arthur Bastianon e Rafael Seibel) estrearam n Pangaré. Houve também a reestreia, após duas temporadas, de Paulo Vicentim.

Marcel Karasawa não se intimidou com sua posição de largada (14º), não tomou conhecimento de seus adversários e deixou todos eles para trás. Venceu a corrida com a confortável diferença de 7 segundos sobre o segundo colocado. As próximas três posições foram ocupadas por três estreantes, que largaram das últimas colocações no grid. Arthur Bastianon, seu parceiro de equipe Leonardo Forcinetti e Paulo Vicentim. Este trio passou a corrida inteira numa incansável luta em busca de melhores posições e foram premiados com estes excelentes resultados.

 

Corrida da Vez

Mais uma estréia: Ítalo Gusmão.

Se Leonardo Forcinetti já mostrou o que sabe na primeira corrida, nesta foi para valer. Largou na 20ª posição, passou todo mundo, fez uma melhor volta após a outra e abriu eternos 20 segundo de vantagem para o segundo colocado. Seu xará Leonardo Prjevussky (Prejê) chegou em segundo, seguido de perto por Marcel Karasawa, olha ele de novo entre os primeiros.

 

Como ficou a Tabela

Após as três primeiras etapas, Marcel Karasawa está em 1º, seguido de perto por Prejê. Mesmo com uma corrida a menos, Forcinetti já está na 6ª colocação. Entre as equipes, destaque para a EMD, de Karasawa, que permanece em 1º, e para Street Racers, de Forcinetti, que mal estreou e já está 4º.

E tem mais Leonardo Forcinetti. Seria dele o troféu Acelera Parceiro, se o campeonato terminasse hoje. Então, Arthur Bastianon, acelera !

 

Quem somos

Pois é, as divertidas enquetes “quem somos” estão dando lugar a entrevistas, também divertidas, com as equipes. Para esta primeira entrevista, chamamos a última campeã do grupo 1, a Sorocaba Motors. Infelizmente Alexandre Pessutti não pôde comparacer à corrida na Granja. Assim, a equipe caiu três preciosas posições na tabela. Mas isto não deve tirar o bom humor dos pilotos Alexandre Pessutti e Maurício de Lima.

 

Vamos à entrevista:

A- Kart

1- há quanto tempo vocês andam de Kart?

Alexandre:Meu primeiro kart tive aos 15 anos, ou seja, há 24 anos. Kart indoor desde 1995.

Maurício: Kart indoor desde 1995. Temos também nossos karts 2 tempos desde 1998.

 

2- há quanto tempo vocês estão no Pangaré?

Há 2 anos. Essa é nossa 5ª. Temporada.

 

3- de onde vem / o que significa o nome da sua equipe?

SorocabaMotors vem do site de classificados de veículos que o Alexandre é proprietário.

 

4- como vocês se tornaram Pangarés?

Foi através do Márcio Soranz (piloto pangaré-Domani Scuderia, também de Sorocaba), que indicou o campeonato.

 

5- qual foi o melhor resultado na carreira (Pangaré)?

1º. lugar no grupo 1 por equipes.

1º. lugar no grupo 2 por equipes.

2º. lugar no grupo 3 por equipes.

1º. lugar no grupo 5 por equipes.

(não passamos pelo grupo 4)

 

6- quais suas expectativas para esta temporada Pangaré?

Manter o 1º. Lugar por equipes ou ficar entre o 3 primeiros (tá difícil !!).

 

7- existe um “primeiro” e um “segundo” piloto entre vocês?

Na realidade não, mas o Alexandre vem conseguindo melhores resultados.

 

 

B- Pessoal

1- como vocês se conheceram?

Nos conhecemos desde crianças, pois éramos vizinhos.

 

2- onde vocês moram (cidade / bairro)?

Moramos na cidade de Sorocaba.

 

3- em que empresa vocês trabalham?

Alexandre: trabalho na minha empresa que é a SorocabaMotors.

Maurício: trabalho na empresa da família, Tecimoda Suíça (ramo de tecidos).

 

4- qual sua formação acadêmica?

Alexandre: minha formação é Analista de Sistemas e WebMaster.

Maurício: Administrador de Empresas e Bacharel em Direito

 

5- se vocês não fossem Kartistas, o que seriam?

Alexandre: piloto de fórmula 1... hahaha.

Maurício: Infeliz (hehehe)

 

6- as suas famílias vêm torcer?

Nossas famílias têm vindo torcer nas corridas dos campeões.

 

7- algum comentário adicional?

Bem que podia ter uma etapa do Pangaré na nossa vizinha ITU, hein ?

 

Observação da Administração Pangaré: a inclusão do Kartódromo de Itu está em estudo.

 Texto por Jens Holderer

 

 

TURMA DO AMENDOIM

Edição 9

 

Sabe aquela galerinha que fica atrás do banco de reservas em estádio de futebol, só reclamando de tudo e pegando no pé do técnico?

No Pangaré é um pouco diferente. Enquanto alguns estão suando na pista, os demais pilotos, amigos e familiares ficam no alambrado, assistindo às corridas e/ou falando de assuntos diversos. Às vezes reclamando, mas quase sempre falando de alguma coisa engraçada.

Esta coluna relata alguns desses assuntos que deram o que falar durante cada prova do Pangaré.

 

O Jens já falou de tudo sobre esta etapa do Pangaré, então o que sobrou pra mim foi dedicar essa coluna a um aspecto mais geral do universo automobilístico. Junte-se a isso meu péssimo humor pela má colocação obtida e o resultado é o que vem a seguir.

Várias empresas da indústria automobilística presentes no Brasil, especialmente as mais tradicionais, insistem na prática comercial ultrapassada de lançarem o “modelo” do ano seguinte ainda no ano anterior. Além disso, a cada ano que passa fazem isso mais cedo, tornando mais ridícula a iniciativa. Sei que criar um fato novo é importante para dar um senso de urgência, criar a percepção de maior valorização e impulsionar as vendas. Mas a coisa fugiu de controle, chegando ao extremo da FIAT, que ano passado lançou os modelos 2009 em março de 2008 e lançou seus modelos 2010 em fevereiro (isso mesmo, fevereiro!!) de 2009.

Isso sem contar que todo mundo sabe que cada modelo é igual ao modelo anterior, com um friso a mais aqui, um farol um pouco maior ou menor (depende se é ano par ou ano ímpar) etc.

A Peugeot segue uma outra lógica, tão ou mais ultrapassada que essa, ao mudar o número que designa seus carros, aumentando com o tempo (ex: 205, 206, 207...). Só que, até não muito tempo atrás, levava décadas para um modelo ser substituído pelo seguinte. Por exemplo, o Peugeot 205 ficou no mercado por mais de 20 anos antes de ser substituído pelo 206, um carro verdadeiramente diferente de seu antecessor. Agora, basta trocar o design dos faróis e estilizar a entrada de ar do radiador e pronto, o 206 iá virou 207. Minha única dúvida é, quando se esgotar o potencial de mercado do 209, digamos daqui uns 4 ou 5 anos, o que os brilhantes executivos da Peugeot vão fazer, uma vez que possuem o direito registrado apenas para nomear seus automóveis com números de 3 algarismos, sendo o do meio sempre zero? Será que vão fazer uma lavagem cerebral em todo o planeta, zerar o contador e relançar o 201? Ou estão apostando, como muitos seguidores de astrologia e de outras práticas místicas, que o mundo vai acabar em 2012, quando um cometa supostamente cairá na terra?

Das que eu conheço, a única montadora que se salva mesmo é a Mistubishi: quando quer renovar alguma coisa nos seus modelos (mesmo que sejam pequenos detalhes), continua chamando seus modelos pelo mesmo nome e não diz que é modelo 2009, 2010 ou 3000. Apenas Muda a geração do carro, como por exemplo o Lancer Evolution 8, Lancer Evolution 9... eles podem ficar mudando detalhes do painel o quanto quiserem e ir lançando o Evoution 12, 13, 14, 125, 346 etc. Até o Sol esfriar.

Mas olhando as práticas altamente destrutivas dos participantes da indústria, sou capaz de apostar que, mesmo se não tivesse ocorrido nenhuma crise financeira nos EUA, a indústria automobilística estaria em crise do mesmo jeito, ou seja, a crise automobilística é outra. Isso porque, como dito no início da coluna, essas práticas todas visam acelerar as vendas. Só que o pessoal foi tão eficiente que, como a própria FIAT ilustra muito bem, quem iria trocar de carro em janeiro de 2010 já trocou de carro agora em fevereiro de 2009. Como o efeito do lançamento já passou, para quem eles vão vender de março a dezembro? Vão lançar o modelo 2011 ainda em 2009? Ou fazer feirão “exclusivo” todo final de semana?

Como temos inúmeros representantes de algumas montadoras de renome participando do Pangaré, espero que pelo menos um tenha acesso a seus brilhantes colegas executivos de marketing e possa mostrar a eles que essa e outras práticas do século passado já deram o que tinham que dar.

Tenham consciência que cada vez mais pessoas ignoram a enganação, quer dizer, o ano do modelo e compram seus carros somente baseados no que eles oferecem e no ano de fabricação.

Indústria automobilística: esculhamba, mas não esculacha!

 

Texto por Denis Nascimento

 

 

 

Veja textos anteriores

Confira a classificação do campeonato

 

Calendário do vigésimo campeonato Pangaré

 

Data

Dia

Pista

Grupo 1

Grupo 2

Grupo 3

Grupo 4

31/01/2009

Sab

Pit Stop

15:00 / 16:00

15:30 / 16:30

17:00 / 18:00

17:30 / 18:30

07/02/2009

Sab

Granja Viana

16:00

16:30

17:00

17:30

15/03/2009

Dom

Granja Viana

13:00

13:30

12:00 e 14:00

12:30 e 14:30

04/04/2009

Sab

Speed Hunters

15:00 / 16:00

15:30 / 16:30

17:00 / 18:00

17:30 / 18:30

30/05/2009

Sab

ABC Kart

16:00 / 17:00

16:30 / 17:30

18:00 / 19:00

18:30 / 19:30

28/06/2009

Dom

Granja Viana

13:00

13:30

14:00

14:30

 

 

04/07/2009

Sab

GP dos Campeões

19:30