Esta é uma página comemorativa. Clique aqui para ir para a página principal do campeonato 

16º GP dos Campeões 2012 - Granja Viana

Selecionando os Pilotos

Para se classificar para o GP dos Campeões, o piloto tinha que ter estado entre os pilotos que mais pontuaram em ao menos uma das temporadas disputadas em 2012. Os 6 melhores do grupo 1, os 4 melhores de cada grupo 2 e os 3 melhores de cada grupo 3 carimbaram o passaporte e adquiriram o direito de participar de uma corrida especial, onde pilotos de diferentes grupos se encontraram. Nesta corrida a equipe pela qual o piloto compete fica em segundo plano, mesmo porque há casos em que só um elemento da dupla se classificou. O GP dos Campeões de 2012 ocorreu no dia 16.12.2012, no Kartódromo Granja Viana.

Atendendo a vários pedidos dividimos a disputa em três partes, sendo 10 minutos de treino classificatório e duas vezes 20 minutos de corridas. A ordem de largada da primeira corrida foi como de praxe, considerando as melhores voltas no treino. A ordem de largada da segunda corrida foi definida de forma separada para Karts e pilotos. Os Karts ficaram na mesma posição como na primeira corrida, os pilotos largaram em seqüência inversa à chegada da primeira corrida.

A soma dos pontos indicaria a classificação final. Para equilibrar esta disputa, todos foram para a pista pesando um mínimo de 85 kg.

As Corridas

O treino classificou Peterson Nakamura, André Tristão e Érico Mosca na três primeiras posições. E na corrida os astros principais foram eles mesmos. Peterson foi abrindo distância aos poucos, enquanto André e Érico brigavam pela segunda colocação. Faltando poucas voltas para o final, Érico conseguiu a tão desejada ultrapassagem. A primeira corrida terminou com os três citados nas primeiras posições, seguidos por Márcio Soranz, Fernando Jorge e Luciano Carvalho.

Hora de formar o grid para a segunda corrida. Os primeiros foram para as últimas colocações. A expectativa era grande... quem conseguiria se livrar do tráfego com mais facilidade? Será que os Karts estavam bons? Logo na largada André Tristão ultrapassou uns seis adversários. Mas ao longo da corrida Peterson Nakamura e Érico Mosca também faziam ultrapassagens. Perto do meio da corrida André estava em primeiro lugar e passou a abrir diferença para os demais. Mas ele tinha que torcer para Peterson não chegar em segundo. Érico sofreu um acidente e saiu da corrida e da disputa pelo título. No fim, André chegou em primeiro, seguido por Rafael Eid, Alexandre Pessutti, João Sanches, Victor Bergara e Peterson.

Somando os pontos das duas corridas, tivemos o seguinte resultado: André em primeiro, Peterson em segundo e Luciano em terceiro. Pessutti, Márcio e Fernando completaram os seis primeiros.

Podio

Nosso novo Campeão: André Tristão

Nosso amigo André é um dos fundadores do Pangaré, tendo iniciado a carreira em 29.05.1999, no InterKart. Sempre defendeu as cores da equipe Tristão Racing e participou de 157 corridas regulares, além de vários GPs dos Campeões. Sempre correu no Grupo 1, venceu 20 vezes e esteve no pódio 52 vezes.

Ele se classificou para o GP dos Campeões diversas vezes, esteve perto da vitória algumas vezes e desta vez não deu chance para o azar. Dentro das pistas ele consegue unir lealdade e rapidez. Nas minhas 90 participações no Pangaré, eu nunca ouvi qualquer reclamação contra ele. E a rapidez é demonstrada pelos números. Fora das pistas André é muito tranqüilo e como organizador ele sempre traz idéias inovadoras para os próximos campeonatos.

Felizmente podemos dizer sem medo de errar que o troféu está em excelentes mãos.

Campeão

Obrigado a todos e que 2013 esteja reservando muitas vitórias para todos.

 Jens Holderer